É com prazer e alegria que recebemos você em nosso refúgio em Serra dos Alves.
Estamos comprometidos em proporcionar uma estadia relaxante e agradável.
Este Welcome Book tem por objetivo orientá-lo quanto aos detalhes da Casa da Antonieta e também sobre os atrativos locais e o espírito acolhedor da gente da Vila.
Aqui, contará com informações úteis que podem maximizar sua experiência neste pedacinho de paraíso chamado Serra dos Alves.
Estamos à disposição para ajudar a dirimir dúvidas ou sanar necessidades que possam surgir durante sua estadia. Não hesite em entrar em contato conosco por meio do telefone ou WhatsApp.
Esperamos que sua visita seja memorável e que desfrute de cada momento na Casa da Antonieta e na aprazível Comunidade de Serra dos Alves.
Um grande abraço,
Sobre Serra dos Alves
“Já na chegada ao povoado, os visitantes são envolvidos pela atmosfera peculiar da quietude da Serra dos Alves. A hospitalidade e a simplicidade são traços marcantes dos moradores.
Em poucos minutos, o sossego e as prosas relaxantes, transformam o estresse da vida urbana em grande bem-estar e muita paz!
…
A grandiosidade da beleza natural da Serra dos Alves, impele o visitante ao lazer contemplativo, e ao turismo de travessias por seus grandes campos rupestres, cachoeiras, trilhas e cânions.
…
O povoado de Serra dos Alves, situado em uma região de grandes paredões naturais da Serra do Espinhaço, surgiu por volta de 1850, quando os bandeirantes começaram a explorar ouro e cristais na região.
…
A comunidade mantém seus costumes nas festas religiosas: Festa de São José, Festa de Nossa Senhora da Conceição, Festa do Divino Espírito Santo e Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Nessas festas, as marujadas são sempre destaque com suas danças e batuques. Possui uma identidade cultural própria, muito forte.
Ainda hoje, muitos moradores utilizam apenas o fogão a lenha para cozinhar. A prática religiosa segue a velha tradição de reza coletiva, sem a participação de padre, com leituras e cânticos participativos. Ainda hoje, os moradores assam os quitutes em fornos de barro no terreiro; conduzem a boiada pelas estradas; plantam, torram e moem seu próprio café; usam o moinho de pedra para triturar o fubá do angu; fazem seu próprio sabão e produtos cosméticos; curam suas doenças com plantas medicinais do local e praticam muitos outros hábitos de outrora.’.
Fonte: https://serradosalves.org
Este preâmbulo explicita ao visitante a importância de conhecer, compreender e respeitar o conjunto de regramentos estabelecido pela Comunidade no Termo de Conduta e Convivência da Serra dos Alves.
Sobre a Casa da Antonieta
Localizada no coração da Vila de Serra dos Alves, a Casa da Antonieta oferece um refúgio encantador e tranquilo a cerca de 100 metros da histórica Igreja São José – ponto de referência e de encontro na Comunidade.
A chegada à Vila é uma experiência singular. Percorrem-se trechos sinuosos intercalados por montes muito verdes e vales, onde se veem cenas bucólicas de animais pastando indiferentes. À medida que se avança rumo à Vila, já no topo da última subida, pode-se contemplar o Mirante da Serra – imponente, à direita, ao mesmo tempo em que emergem os paredões do outro lado do vale onde se assenta o Vilarejo de Serra Alves.
Da Igreja à Casa da Antonieta faz-se uma caminhada de apenas 100 m, em terreno plano. Nossos hóspedes usufruem de uma casa de pé direito elevado, ambientes amplos e arejados, estrategicamente posicionada para o sol nascente. No andar superior, um janelão escancarado para o mirante da Serra dos Alves possibilita contemplar belos nasceres do sol e da lua.
O sistema de aquecimento solar provê a Casa de água quente, proporcionando banhos relaxantes e também amenizando a tarefa de lavar a louça.
Telas anti-inseto em todas as janelas do 1º andar garantem um sono tranquilo. A Casa da Antonieta possui estrutura completa e oferece aconchego, conforto e bem-estar.
Como chegar
Partindo de BH
Via BR 381, sentido Vitória. Após 66 km, acessar o trevo para Bom Jesus do Amparo e seguir sentido a Ipoema. Deixando Ipoema, seguir em direção à Pousada Pedra que Brilha. Após a Pousada, seguir até uma pequena rotatória onde deve virar à esquerda rumo ao Parque Estadual Mata do Limoeiro. Ao sair da área do Parque, prosseguir para o povoado de Laranjeiras. Após, seguir adiante rumo à Cachoeira da Boa Vista
(localizada no Rio Tanque, esta cachoeira é formada por pequenas quedas, corredeiras e poços e é atravessada por uma ponte.). Após a Cachoeira da Boa Vista, seguir as indicações para a Serra dos Alves.
https://casadaantonieta.com.br/De-BH
Partindo de Itabira
Seguir estrada para Senhora do Carmo / Itambé. Em Senhora do Carmo seguir placas indicativas para Serra dos Alves.
ATENÇÃO: o GPS pode induzir a erro e indicar o caminho por fora do distrito de Senhora do Carmo. Insista e passe por dentro do Distrito e siga em frente.
https://casadaantonieta.com.br/De-Itabira
Já na Serra dos Alves
Se você já está na Serra dos Alves, a Casa da Antonieta fica a apenas alguns minutos de caminhada da Igreja São José. Na rua principal da vila, passando pela Igreja, prossiga em linha reta e, após a rotatória, ao final do calçamento de bloquetes, siga em frente até a primeira porteira grande, de madeira, posicionada à esquerda.
Obs.: Na rotatória, virando à direita chega-se ao Bongue.
https://casadaantonieta.com.br/De-Serra-Dos-Alves
Reservas
Para garantir a sua reserva, é necessário o pagamento do total das diárias para o período escolhido.
A estadia mínima na Casa da Antonieta é de 2 (duas) diárias.
Política de Cancelamento
- Em caso de cancelamento, se comunicado até 10 (dez) dias antes da data de check-in, o valor pago será devolvido integralmente.
- Cancelamentos com menos de 10 (dez) dias de antecedência ao check-in não dará direito a reembolso do valor pago.
Check in e Check out
Check in: 08:00 às 18:00
Check out: 11:00
O check in poderá ser feito fora do horário desde que acordado previamente.
Informações Adicionais
Termo de Conduta da Serra dos Alves
A Comunidade da Serra dos Alves valoriza o respeito e a harmonia com a natureza e entre os moradores e visitantes. O crescimento do turismo demandou aos moradores locais que elaboraram o Termo de Conduta, estabelecendo regras básicas de boa convivência com o visitante e adequadas aos costumes da Comunidade.
Para se hospedar conosco você precisa ler, compreender e respeitar as regras estabelecidas neste documento. Para isso ele está online aqui.
Itens Indispensáveis
Para uma estadia confortável e segura, solicitamos trazer os seguintes itens:
- Travesseiros;
- Roupa de cama e banho;
- Protetor solar;
- Repelente.
Lembrete importante: aranhas e cobras peçonhentas são comuns na região. Mantenha bolsas e mochilas fechadas e sempre verifique seus pertences e calçados.
Segurança
A Casa da Antonieta está em área cercada por tela e porteira com cadeado.
Normas para Boa Convivência
- Respeite o horário de silêncio após às 22h, a não ser que haja um evento preestabelecido;
- Danos às dependências da Casa, equipamentos e objetos implicarão ressarcimento dos prejuízos;
- Não é permitido som automotivo ou qualquer tipo de som que possa incomodar vizinhos, moradores e a fauna local;
- Visitas devem ser comunicadas e se houver pernoite, taxas adicionais serão aplicadas;
- Animais de estimação são bem-vindos, desde que seja comunicada e acordada previamente.
Termo de Responsabilidade
Ao confirmar o recebimento deste informativo, você declara estar ciente de todo o conteúdo apresentado e assume a responsabilidade por quaisquer danos que possam ocorrer durante sua estadia.